Com a publicação no Diário Oficial da pontuação provisória dos municípios no Programa de Integração Tributária-PIT, divulgada dia 24 de outubro de 2017, Humaitá atinge a pontuação máxima no programa.
As ações de Educação Fiscal, da Nota Fiscal Gaúcha e de fiscalização no trânsito de mercadorias foram fundamentais para o município chegar a esse resultado. Essa pontuação incrementara em valores no índice de retorno de ICMS.
A Administração Municipal agradece a toda a Rede Escolar do município pelo empenho e dedicação na realização dos trabalhos, já que a Educação Fiscal é uma das principais ações realizadas dentro do Programa.
Em relação à Nota Fiscal Gaúcha buscam-se cada vez mais cidadãos cadastrados e é preciso esclarecer que a Nota Fiscal Gaúcha chegou para contribuir na arrecadação municipal, na ajuda a entidades sociais através de repasses em dinheiro e há vários incentivos aos cidadãos como desconto no IPVA e distribuição de prêmios em sorteios mensais.
A fiscalização são feitas cobranças de taxas aos vendedores ambulantes e barreiras com apoio da Brigada Militar no combate a sonegação através da verificação no transporte de mercadorias.
Essas ações devem ser permanentes no município de Humaitá, sendo desenvolvidas ano após ano e sempre de forma a buscar melhores resultados, criando assim uma consciência voltada ao exercício da cidadania de toda a população.