A CIDADE

 

Histórico
                      Humaitá – Rio Grande Do Sul

Foram incontáveis os heróis anônimos que lutam com bravura para conquistar estas terras que hoje constituem o município de Humaitá. Bravos guerreiros que conquistaram este solo em peleja contra os espanhóis, que firmou a bravura do povo gaúcho, aqui fora travada a batalha de Humaitá.

O povoamento de Humaitá iniciou por volta de 1893, conforme informações existentes de que alguns moradores fixavam residência em diversos pontos do município. Nesta época, caboclos e índios já habitavam a região, ocupando pequenos espaços dentro da mata, próximo ás margens dos rios ou nas campinas.
Estes imigrantes provinham das Colônias Velhas, denominação dada à região de Lageado, Montenegro e Jacuí. Com a colonização iniciou-se o processo de extração da erva-mate, o comércio da madeira e a produção de cereais.
Entretanto, a grande onda da colonização teve início, propriamente dita, na década de 20. Neste período, fixaram residência no município, diversas pessoas, descendentes de alemães e italianos oriundas, das chamadas “Colônias Velhas” (Montenegro, Jaguari, entre outras). Com objetivo maior, estes desbravadores, tinham a busca pela riqueza através da exploração das terras, de excelente qualidade, na produção de cereais, extração de erva-mate e madeiras. Com a chegada de novos imigrantes a população nativa e cabocla foi pressionada para o vale do Rio Uruguai e Guarita.

A partir de 1936, iniciaram-se as medições dos primeiros lotes de terras pela Colonização Dahner, Conceição e Cia Ltda, terras que pertenciam ao estado, e tinham como procurador o Sr. Emílio Muller.

Por volta de 1936 e 1937 chega ao município, mais uma leva de imigrantes alemães, italianos, os brasileiros e os índios que aqui residiam, deram origem a este povo pujante, trabalhador, que luta e busca seu desenvolvimento autônomo e sustentável.

A ORIGEM DO NOME HUMAITÁ ESTÁ LIGADA A DUAS VERSÕES:
- Existia uma tribo indígena na região cujo cacique se chamava Humaitá.

- Homenagem à passagem e vitória da frota Humaitá quando da guerra Brasil-Paraguai, que ocorreu com a conquista da poderosa fortaleza em 25 de junho de 1868.

Em 1979 Humaitá recebeu o cognome de “Município Jardim”, devido às belezas naturais e dedicação de seus habitantes em cultivar jardins floridos nas casas e ruas da cidade.

Hoje, Humaitá constitui uma estrutura privilegiada, organizada, bem estruturada e com uma qualidade de vida invejável. Uma pequena cidade localizada na região do Alto Uruguai no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, um excelente lugar pra se viver!

Gentílico: Humaitense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Humaitá, pela lei nº 486, de 16-121953, desmembrando-se do distrito de Campo Novo, subordinado ao município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Humaitá permanece no município de Três Passos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Humaitá, pela lei estadual nº 3727, de 18-02-1959, desmembrado do município de Três Passos e Crissiumal. Sede no antigo distrito de Humaitá. Constituído de 2 distritos: Humaitá e Sede Nova. Desmembrado de Crissiumal. Instalado em 30-05-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Humaitá e Sede Nova.

Pela Lei Estadual nº 8601, de 09-05-1988, alterada em seus limites pela lei Estadual nº 9012, de 11-01-1989, desmembra do município de Humaitá o distrito de Sede Nova. Elevado à categoria do município.

Em divisão territorial datada em 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 

  • Roda D'Água

  • Praça Getúlio Vargas

  • Prefeitura Municipal de Humaita

  • Balneário Cascata

  • Colheita de Soja

  • Praça Getúlio Vargas

  • Plantação de trigo

Rua: Av. João Pessoa, 414, Centro - CEP:98670-000

Telefone: (55) 3525-1166

Administração 2012 - 2016