NOTÍCIA

05/04/2017

Municpio de Humait atinge ndice histrico em relao ao nmero de partos normais

   No dia 17 de março aconteceu na Unidade Básica de Saúde do município de Humaitá a pactuação anual de indicadores de saúde onde se constatou que o município atingiu um índice histórico em relação ao número de partos normais, 60% das gestantes tiveram parto normal isso se deve a intensificação do pré-natal realizado pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde e a referência ao Hospital Santo Antônio de Tenente Portela onde ocorre o nascimento dos recém-nascidos do município de Humaitá. Este índice traz inúmeros benefícios à saúde das mulheres e crianças de nosso município como:

-Menor risco de prematuridade;

-Favorecimento na produção de leite materno

-Menor risco de infecções;

-Menor risco de hemorragias;

-Recuperação pós-parto mais rápida;

-Menor risco de infecções respiratórias no bebê sendo que bebê que nasce de parto normal respira com mais facilidade, pois ao passar pelo canal vaginal seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com maior facilidade.

-O útero volta a seu tamanho normal mais rápido;

-Fortalece o vínculo entre mãe e bebê;

-O bebê nasce no tempo certo e os sistemas e órgãos são estimulados a vida por meio das contrações uterinas.

    Todos estes fatores contribuem para evitar tanto a mortalidade infantil quanto a mortalidade materna.

   No ano de 2016 o município de Humaitá realizou um convênio com o Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, devido ao atendimento humanizado e especializado voltado ao parto normal. Nosso município realizou um trabalho conjunto estimulando as gestantes do Sistema Único de Saúde durante o pré-natal, intensificando as consultas e transmitindo segurança as gestantes referenciadas ao hospital, enfatizando sempre os benefícios do parto normal com este trabalho.
   Estão mudando a percepção das mulheres sobre o parto normal e transmitindo segurança, logo após o convênio com a instituição Santo Antônio o município criou um plantão de enfermagem para acompanhamento das gestantes no período que antecede o parto. Importante ressaltar que o vínculo com a gestante e fundamental para um parto humanizado e seguro.

Rua: Av. João Pessoa, 414, Centro - CEP:98670-000

Telefone: (55) 3525-1166

Administração 2012 - 2016