Desde a quarta-feira dia 12 de julho, após o vendaval que atingiu o interior do município de Humaitá e cidades vizinhas, a Defesa Civil Municipal juntamente com a Administração Municipal de Humaitá, esteve atuando para prestar todo auxílio e ajuda possível às famílias das localidades atingidas.
O trabalho conjunto da Defesa Civil e da Administração Municipal, iniciou com a distribuição imediata de lonas logo após a passagem do ciclone, seguindo com o trabalho durante vários dias, para recuperar casas, limpeza das propriedades, distribuição de água potável e doações recebidas (roupas, colchões, móveis, alimentos), recolhimento de escombros e resíduos, fornecimento de alimentação e todo auxílio e apoio às famílias atingidas, bem como, para voluntários que estão auxiliando e prestando sua solidariedade.
A Administração Municipal juntamente com voluntários e funcionários, que muitas vezes auxiliaram fora de hora de expediente e finais de semana, forneceu almoço e lanche durante 07 (sete) dias subsequentes ao ciclone, para juntos prestar todo apoio às famílias.
A Administração Municipal de Humaitá em conjunto com a Defesa Civil Municipal, também realizou a instalação de 03 caixas d’água para abastecimento de redes de água nas comunidades de Sanga Freitas, Duas Pontes e Sanga Severino, comunidades que tiveram as caixas destruídas pelo ciclone, sendo primeiramente abastecidas por caminhões pipa, até o retorno de energia, para serem abastecidas normalmente pelos poços artesianos.
Com um total de sete (07) localidades do interior do município de Humaitá, Sanga Freitas, Sanga Almeida, Sanga Severino, Duas Pontes, Linha Pescador, Boa Esperança e Lajeado Alvorada, atingidas pelo ciclone, a Defesa Civil Municipal contabilizou um prejuízo estimado em R$ 22.126.600,00.
Foram realizadas vistorias em todas as propriedades afetadas, com o objetivo de realizar um levantamento preliminar de danos nas edificações. Além do levantamento realizada pela Defesa Civil, foi realizado visitas de toda equipe de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros(as), psicólogas, assistente social, onde prestaram atendimento e levaram aparo às famílias.
Através de solicitações da Defesa Civil Municipal, a Defesa Civil do Estado enviou mantimentos, cestas básicas, produtos de limpeza, colchões e cobertores para socorrer desabrigados e munícipes afetados. Os mesmos foram todos distribuídos pela Defesa Civil com apoio da Administração Municipal. Em conjunto, foram distribuídas também as muitas doações que foram recebidas.
A Administração Municipal instituiu o Programa Municipal de Auxílio Emergencial Pecuniário, que está com inscrições abertas para a concessão de auxílio financeiro destinado aos moradores do município que foram atingidos pelo ciclone. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de agosto de 2023, na Secretaria Municipal de Agricultura de Humaitá.
Destacamos ainda, que a comissão organizadora da Festa do Colono e Motorista, que diante dos fatos adiou as comemorações desta data tão especial, onde comemoramos duas classes que produzem e transportam as riquezas da nossa terra, planejou um evento diferenciado, a Festa da Resiliência, depois de passarmos por um momento desafiador causado pelo ciclone, uniremos nossos corações e espíritos para comemorar a superação e a união em meio às adversidades, onde serão beneficiadas as famílias atingidas.
Dia 12 de julho de 2023, um dia marcado por pânico, lágrimas e perdas de bens materiais, dos quais se trabalhou incansavelmente durante anos para conquistá-los. Porém, diante de toda proporção, precisamos agradecer as vidas que foram salvas, ao vermos tamanha destruição ficamos agradecidos pela bênção de não termos nenhuma vítima humana.
Agradecemos toda a comunidade humaitense e regional, funcionários da Administração Municipal e das prefeituras da região, comércio e empresas locais e regionais, voluntários de toda nossa comunidade e das cidades vizinhas, por toda ajuda, doações e presteza com que nos atenderam e atenderam nossas famílias.
Oportunidade em que também nos dirigimos às famílias atingidas, nos colocando a disposição, para unirmos forças para reconstruir, seguiremos prestando todo apoio e auxilio possível para atendê-los.