Notícias

DENGUE NO INVERNO

A Dengue no inverno acontece e é mais comum do que você imagina! Muita gente acha que o mosquito da dengue não sobrevive em temperaturas mais baixas, e, por isso, a dengue acaba no inverno, mas isso não passa de um mito. A verdade é que a dengue, assim como as outras doenças transmitidas pelo Aedes, ocorrem durante todo o ano.

Sabemos que quando ocorre a diminuição das chuvas, há menor oferta de criadouros para o Aedes, mas isso não significa que o mosquito fique sem opções. Neste período, o mosquito faz de tudo para encontrar criadouros perfeitos para seus ovos.

O Aedes pode se alojar até dentro de nossas casas, seja no pratinho de planta ou vaso de flor, seja naqueles criadouros menos conhecidos por nós como a bandeja da geladeira frostfree e o ralo com pouco uso, fato é que sempre há um recipiente suficiente para o mosquito.

Todos sabemos que o Aedes precisa de água para colocar seus ovos, pois é só quando ele entra em contato com a água que a larva nasce. Mas… e se o mosquito colocar seus ovos e não tiver água por perto? Sorte do Aedes, azar o nosso: os ovos do mosquito podem sobreviver por mais de um ano sem água. Isso é tempo de sobra para esperar a próxima chuva ou gota d’água cair e, assim que o ovo entrar em contato com a água, a larva irá nascer. O pior de tudo é que ovos de mosquitos infectados também podem nascer com o vírus da doença, então basta um ovinho para iniciar um novo surto no ano seguinte.

E foi pensando em prevenção e informar sobre a dengue no inverno, que a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, realizou uma ação nas escolas e entregou repelentes para todos os alunos das escolas do município.

Mais um motivo para ficarmos sempre de olho!

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados