Galeria de Fotos

26/09/2018 - Projeto do Instituto Maria Cristina conquista 1º lugar em Mostra de Educação Profissional

Alunas humaitenses desenvolveram projeto de rota turística para Humaitá. Premiação foi entregue nesta terça-feira em Palmeira das Missões.

26 de setembro de 2018

Geovana de Christo e Carla Jung desenvolveram rota turística para Humaitá. (Foto: Divulgação)

Um trabalho do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP, de Humaitá, conquistou o primeiro lugar na 15ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP). O trabalho das alunas Geovana de Christo e Carla Jung, que estudam no 3º Ano do Curso Técnico em Administração, foi premiado no eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer. O projeto tem como título: “Desenvolvimento de uma rota turística para o município de Humaitá” e foi orientado pelo professor Jamir Hanauer.

A exposição foi realizada nesta terça-feira, dia 25, em Palmeira das Missões. A mostra contou com a inscrição de 37 trabalhos, divididos em 11 eixos tecnológicos, representando 27 escolas das Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Rosa (17ª), Palmeira das Missões (20ª) e Três Passos (21ª). O Instituto Maria Cristina concorreu com outros dois trabalhos na 15ª MEP, todos elaborados por alunas dos terceiros anos do Ensino Médio.

A MEP é acompanhada de perto por investidores que, muitas vezes, possibilitam que os produtos desenvolvidos pelos alunos ganhem o mercado. O evento ocorre em sete núcleos: Livramento, Gravataí, São Leopoldo, Erechim, Santa Maria, Ijuí e Palmeira das Missões. Os trabalhos foram avaliados por professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor. O júri escolhe os 1º e 2º lugares de cada um dos 11 eixos tecnológicos.

O projeto da rota turística em Humaitá prevê um passeio com saída da Praça Getúlio Vargas e visita a alguns pontos turísticos, como a Cascata de Linha Cascata, Roda D’Água na Linha Krup, indústria e propriedades da localidade de Indústrias Frizzo e término com café colonial na propriedade de José Francisco Eckert, na Linha Wolf. O projeto foi demonstrado na prática no mês de agosto, quando as alunas levaram um grupo de 44 pessoas para percorrer a rota turística.

Conforme o professor orientador Jamir Hanauer, a proposta foi muito elogiada pelos avaliadores e público visitante da mostra. Segundo ele, alguns avaliadores se surpreenderam com o potencial turístico que ainda não é aproveitado pelo município e sugeriram que o projeto seja encaminhado às autoridades municipais a fim de tentar viabilizá-lo.

Fonte: Rádio Alto Uruguai