15ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Durante os dias 03 a 05 de outubro, está ocorrendo a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, na sede da PUCRS em Porto Alegre, onde estão representando nosso município, as delegadas governamentais e da sociedade civil eleitas na Conferência Municipal, Estela Penz, Michele Cânci Wagner e Marciléia Ody, acompanhadas pelo secretário, Paulo Pellet.

As conferências são espaços que a população utiliza para debater e avaliar coletivamente as políticas públicas, fortalecendo a participação social, sob o desafio de melhoria dos serviços prestados à população dentro destas políticas sociais.

Em um primeiro momento é realizada a Conferência Municipal, onde são discutidos a nível municipal as propostas e eixos, que são enviados para a Conferência Estadual, a qual está em andamento e posteriormente na Conferência Nacional em Brasília, e assim, proporcionar avanços e melhorias, dentro da Política de Assistência Social.

O tema da conferência é a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e os eixos que estão em discussão são: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.