7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM HUMAITÁ

No dia 28 de março de 2023, aconteceu a 7ª Conferencia Municipal de Saúde de Humaitá, no Auditório Municipal, a qual, teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Além do prefeito municipal, Paulo Antônio Schwade, também estiveram presentes, a vice-prefeita, Janice Baumbach, coordenadora da Atenção Básica da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, Rozeli Ritta Rodrigues, secretária municipal da Saúde, Fábia Inês Bickel, representante da Câmara Municipal de Vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde.

Durante os atos solenes, a coordenadora, Rozeli Ritta Rodrigues, fez um breve discurso sobre o SUS, o objetivo da conferência, sua importância, os programas instalados no município, os indicadores de saúde e o cuidado com a saúde da população humaitense que faz uso do SUS.

Realizou-se a leitura do regulamento da conferência, o qual foi aprovado por unanimidade pela plenária, em seguida ocorreu a formação dos grupos de trabalho para discussão dos eixos temáticos, para posteriormente elencar as propostas.

Cada grupo teve um coordenador, um delegado e um relator. As propostas dos grupos foram lidas na plenária. No total foram elencadas 12 propostas. Dentro da programação ainda foi realizada a eleição de 04 (quatro) delegados que irão representar o município de Humaitá na 9ª CES/RS.

As Conferências Municipais, consolidam o exercício do controle social, com o papel de “formular diretrizes da política de saúde nas esferas federal, estadual e municipal”. Importante momento para a gestão abrir diálogo com a sociedade sobre o direito à saúde e em defesa do SUS, verificar as necessidades locais de saúde e assim melhorar cada vez mais o trabalho da gestão.

O espaço também propôs a articulação da população em garantir seus interesses e necessidades na área da saúde, sendo que o município reforça mais uma vez a sua luta permanente pelo fortalecimento e a garantia do Sistema Único de Saúde aos seus usuários.