ADMINISTRAÇÃO VALORIZANDO O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

A Administração Municipal de Humaitá, Gestão 2021/2024 reconhece que o funcionalismo público é a base da municipalidade, que diariamente com o seu esforço e dedicação ajudam a construir uma comunidade melhor.

Desde o início da Gestão, a Administração destacou a importância de valorizar estes profissionais, que em diversas áreas se dedicam a atender o público, os quais se fazem presentes desde promover a legalidade e a organização, fortalecendo ensinamentos e na execução de serviços até o cuidado com a sua saúde na preservação da vida, destacando assim a importância de seu trabalho para o crescimento do município.

Desta forma, diante da proposição formalizada pelo Poder Legislativo, requerendo Vale Alimentação ao funcionalismo, o Poder Público não descarta essa possibilidade, mas para o momento a referida proposição é inviável, pois devemos levar em consideração vários fatores, como por exemplo, a grande seca pela qual passamos e afetou consideravelmente nossos agricultores, os quais também necessitam de atenção especial, pois conforme o Decreto de Situação de Emergência, o relatório das perdas ocorridas principalmente nas lavouras de milho, bem como milho silagem e pastagens, causando fortes impactos na agricultura e pecuária local, totalizando um prejuízo na área rural e pública de R$18.467.506,50.

Cabe ressaltar ainda que a pandemia do Coronavírus também deixou seus impactos nos comerciantes, atingindo funcionários e empresas. Outro fator que destacamos, é que neste ano (2022) o Poder Público Municipal, reajustou o salário do funcionalismo em 15%, porcentagem essa que não havia sido registrada em nosso município a mais de 10 anos.

E por fim, cabe destacar, que, a Administração Municipal está tomando as providências necessárias ao cumprimento da Lei Federal nº 11.738/2008 que impõe o pagamento do Piso Nacional do Magistério aos professores da Rede Pública Municipal. Embora esta obrigatoriedade exista desde o ano de 2009, o piso do magistério ainda não é pago, situação que tem gerado cobranças judiciais ao município que já superam 2 milhões de reais. Para evitar o aumento deste passivo, e reconhecendo a necessidade de implementação do piso a esta importante e indispensável categoria, o município contratou empresa visando a elaboração de estudo técnico, financeiro e contábil necessário para a sua implementação, que deverá ocorrer muito em breve.

Diante do exposto, fica evidente, que a Administração Municipal sabe da importância do funcionalismo público municipal e está engajada na valorização do mesmo, pois a sua valorização também foi um dos objetivos traçados no início da Gestão 2021/2024.