ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

Desde o início do ano (2022), está aberto o prazo de inscrição para o Alistamento Militar Obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2022 e os de classe anteriores que ainda não realizaram seu alistamento. O prazo iniciou em 1º de janeiro de 2022 e foi prorrogado até 30 de junho de 2022. A prestação de Serviço Militar tem duração de 12 meses.

As inscrições online podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

Para a inscrição online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço, endereço de e-mail e telefone.

Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

A inscrição também pode ser feita na Junta do Serviço Militar (JMS), que no município de Humaitá está localizada junto ao prédio da Prefeitura Municipal.

Nesse caso, o jovem deve apresentar: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O Ministério da Defesa informa também que, além da multa, quem não se alistar no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: obter passaporte, ingressar em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada, assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão, inscrever-se em concurso público.