ANVISA SUSPENDE TEMPORARIAMENTE A VACINAÇÃO DE GESTANTES COM A VACINA ASTRAZENECA/FIOCRUZ.

A Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, comunica os munícipes que por orientação da ANVISA, o Programa Estadual de Imunizações, suspendeu temporariamente a vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz até que seja completado o monitoramento dos eventos adversos.
O Ministério da Saúde recomendou nesta semana a suspensão da vacinação de mulheres gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz. Aquelas que tiverem algum problema de saúde somente podem ser imunizadas com doses da Coronavac/Butantan e Pfizer.
Conforme publicação no site do Ministério da Saúde, o Ministro Marcelo Queiroga, reiterou a confiança nas vacinas. “Vamos acompanhar todas as gestantes que foram imunizadas, como já estamos fazendo, independente do tipo de agente imunizante, para verificar se há algum tipo de evento adverso. Todo programa de imunização é coordenado por uma equipe técnica capacitada”, disse.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana, já foram vacinadas 22 mil mulheres grávidas. A coordenadora também afirmou que “as gestantes com comorbidades poderão iniciar os esquemas vacinais para receber os imunizantes da Pfizer e da Coronavac”.
A recomendação de continuidade da vacinação com o imunizante é mantida pela Anvisa, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos.
O Ministério da Saúde emitirá nota orientando a continuidade da vacinação deste grupo. O Programa Estadual de Imunizações também emitirá novas notas, esclarecendo sobre o assunto.
Para as gestantes que já realizaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, devem aguardar orientações com relação à aplicação da segunda dose.
Dúvidas e maiores informações podem ser encontradas na Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, pelos telefones: 3525-1190 / 99924-4870.
Informações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.