APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EMATER

Na manhã de segunda-feira (19), o Escritório Municipal da Emater realizou a apresentação de seu relatório de atividades para representantes da Administração Municipal, SINTRAF, Secretarias de Agricultura e Saúde. Este é um momento importante para o escritório para mostrar o trabalho que vem realizando durante o ano.

São diretrizes estratégicas do trabalho da Emater, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento sustentável e recursos naturais e o desenvolvimento social e humano.

A equipe municipal desenvolve um trabalho expressivo com grupos de mulheres das localidades do interior, onde trabalham sobre plantas bioativas, segurança e soberania alimentar através da produção para o autoconsumo com a implantação de hortas domésticas e utilização de adubação e meios de controle alternativo às pragas da horta, dinâmica de troca de mudas condimentares e PANCs, habilidades manuais, empoderamento e protagonismo feminino. Também, foi realizado um curso de processamento de derivados de leite em parceria com a Cresol e Sicredi e um minicurso de orquídeas em parceria com o SINTRAF do município e com a Emater de Sede Nova. O Escritório também foi parceiro na realização do curso “Agricultoras em Ação”

No que diz respeito à segurança e soberania alimentar, estão auxiliando no projeto de horta na Escola Liberato Sauzano Vieira da Cunha, com o plantio de alimentos, manutenção da horta e confecção de iscas de abelhas. E também, participaram da 2ª Semana Municipal do Idoso, onde trabalharam sobre a importância da produção de alimentos e da diminuição do uso de produtos químicos.

No ano de 2022, deu-se sequência nos trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos sobre Plantas Bioativas, com a realização de um diagnóstico e levantamento de dados das principais plantas bioativas utilizadas em nosso município, com o apoio das agentes comunitárias de saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Este levantamento norteou os estudos realizados pelo Grupo. Além disso, o Grupo participou do Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia no município de Bozano.

Em relação às Plantas Bioativas, em uma ação alusiva ao Setembro de Boas Ações, projeto da Administração Municipal, a Emater e o SINTRAF trabalharam sobre Aromaterapia e Fitoterapia com crianças do 3º e 5º da Escola Fernando Ferrari. Nesta ação, confeccionaram travesseiros aromáticos de lavanda e trabalharam sobre os chás para auxiliar na ansiedade pós-pandemia.

Dentro de Crédito Fundiário, o escritório encaminhou 8 propostas de projetos para o Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, dos quais, 6 já tiveram o recurso liberado, 2 estão em análise federal e um beneficiário está em fase de organização da documentação. Também foram elaborados 12 projetos para o Programa Avançar – Feaper que estão aguardando liberação de recurso.

Agroindústria também é uma das prioridades do trabalho realizado pela equipe municipal. Neste ano, organizaram e deram apoio na instalação e BPF de agroindústria de leite; apoio no encaminhamento de documentação para renovação de alvará sanitário de agroindústria de mandioca e encaminhamento de crédito via FEAPER; apoio na implantação de agroindústria de mandioca, bem como cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. E realizaram 4 projetos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE para abatedouros e agroindústria de mandioca.

Além disso, em virtude de uma demanda da legislação, que orienta o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade do produtor prestar informações, foram realizados no município dois cursos de aplicadores de herbicidas hormonais.

A manhã foi encerrada com a entrega do Relatório de Atividades de Aters 2022 e do Plano Operativo 2023 para a Administração Municipal e o Presidente do Conselho Municipal de Agricultura e Pecuária, finalizando com um Café Colonial de produtos ofertados por agricultores familiares e parceiros de trabalho.