Conferência Municipal da Saúde foi realizada na última Quarta-Feira

A CONFERÊNCIA FOI PRESIDIDA PELO CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE COM APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E PREFEITURA MUNICIPAL.
TENDO COMO TEMA CENTRAL – “DEMOCRACIA E SAÚDE: SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS”
EIXO I – SAÚDE COMO DIREITO
 EIXO II – CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUS
EIXO III – FINANCIAMENTO ADEQUADO E SUFICIENTE PARA O SUS
               A Saúde está  diretamente ligada à democracia, é preciso ter democracia para se ter saúde. Quando ocorrem os ataques aos direito democráticos, estes colocam a saúde em risco. Lutar pela saúde é lutar pela democracia. Quando existem ameaças aos direitos, diminuição dos investimentos e retração das políticas públicas e sociais, tanto a construção do SUS, como a consolidação da democracia estão ameaçados. As discussões em um ambiente democrático permitem que as diferentes forças sociais consigam importantes vitórias em defesa do SUS e da Saúde como Direito.
O Controle Social tem papel importante na luta pela Democracia e Saúde. Os Conselhos de Saúde e as Conferências são de grande importância para o fortalecimento do processo democrático de participação da sociedade na gestão do SUS, construindo as diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que contemplem as necessidades da população.
As propostas dos eixos elencadas na 6ª Conferência Municipal da Saúde de Humaitá serão enviadas para a 8ª Conferência Estadual de saúde para serem discutidas e aprovadas para a 16ª Conferência Nacional da Saúde. A etapa estadual acontecerá do dia 24 a 26 de maio de 2019 em Porto Alegre e deverá contar com a presença dos Delegados elitos na plenária da 6ª CMS, os quais irão com o objetivo de defender as propostas elencadas.
                                                     Conselho Municipal da Saúde Humaitá-RS.