DE MOTO E COM AJUDA DE AGENTE DE SAÚDE, PAPAI NOEL VISITA FAMÍLIAS NO INTERIOR DE HUMAITÁ

Na garupa da moto, Papai Noel causa comoção em famílias humaitenses. Agente de saúde busca conscientizar famílias de que não devemos deixar de acreditar na magia do Natal

Uma cena inusitada chama a atenção pelas estradas e lavouras no interior de Humaitá: um homem de barbas brancas e roupa vermelha sobe cerros e chega até propriedades afastadas da cidade. Há dez anos, quando chega dezembro, a garupa da moto da agente comunitária de saúde Marlene Vier leva uma figura ilustre do Natal: o Papai Noel. Ao lado do Bom Velhinho, ela visita dezenas de propriedades pelo interior de Humaitá entregando balas e pirulitos para as famílias que são atendidas por ela durante o ano. “No interior, muita gente só vê o Papai Noel pela TV, porque estamos distantes da cidade; então decidi mostrar que ele não se esquece de ninguém; pode até demorar um pouquinho, mas o Velhinho sempre aparece”, afirma ela, que reside com o marido e a mãe na localidade de Linha Pescador.

Além de chegar às propriedades, neste período a agente de saúde costuma abordar pessoas nas estradas e também aquelas que estão trabalhando na lavoura. Ela conta que leva três semanas para visitar todas as famílias. “Busco conscientizar a todos de que devemos acreditar na magia do Natal. Faço isso com bastante amor. E no final ganho muito mais do que dou, porque ver a alegria estampada do rosto de tantas crianças, jovens e idosos com a chegada do Papai Noel na minha moto é uma emoção que não tem preço”.

Atualmente, Marlene visita 125 famílias, das localidades de Linha Pescador, Linha Perdidas, Sanga Freitas, Sanga Almeida, Sanga Severina, Duas Pontes e Lajeado Alvorada. Com 21 anos na atividade de agente de saúde, ela percorre hoje em torno de cem quilômetros com sua moto Honda CG 125 para levar o Bom Velhinho às propriedades; é quase a distância entre os municípios de Humaitá e Ijuí. As balas e pirulitos são comprados do próprio bolso. Anos atrás, a agente de saúde se caracterizou de Papai Noel e visitou também o prédio administrativo da Prefeitura e o posto de saúde de Humaitá.

# Confira abaixo alguns registros das visitas:

Papai Noel da Marlene lembrou também dos alunos da escola municipal, de Sanga Freitas