Notícias

FILME GRAVADO NAS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL SERÁ EXIBIDO DE GRAÇA EM HUMAITÁ

 

 

Cenas do longa metragem que retrata fatos acontecidos no final da revolução federalista de 1893, foram filmadas no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo

 

Será exibido de graça nesta quinta-feira à noite, 7, aqui em Humaitá o filme “A cabeça de Gomercindo Saraiva”, que conta a história do mito e lenda na imaginação popular gaúcha. Será montada uma estrutura de telão, som e luz ao ar livre. O cinema de rua ficará instalado em frente à igreja matriz católica e Praça Getúlio Vargas. Haverá cadeiras no local.

Parte das filmagens ocorreu no inverno de 2017, nas ruínas de São Miguel das Missões.

O filme retrata uma história que acontece no final de revolução federalista de 1893, quando o filho de Gumercindo Saraiva, capitão Francisco Saraiva e um grupo de cinco cavaleiros buscam resgatar a cabeça do pai, levada à capital pelo major paulista Ramiro Oliveira e dois ajudantes. Na história rio-grandense, o maragato Gumercindo, teve a cabeça cortada pelos legalistas e enviada ao governador Júlio de Castilhos.

Mito e lenda na imaginação popular gaúcha, A Cabeça de Gumercindo Saraiva narra a trajetória de perseguição entre os dois grupos, cruzando o Rio Grande desde São Miguel das Missões, passando por São Francisco de Paula, Canela, cânions dos aparados até chegar em Porto Alegre.

O filme é dirigido por Tabajara Ruas e estrelado pelos atores globais Murilo Rosa e o gaúcho Leonardo Machado, que faleceu ano passado aos 42 anos, vítima de um câncer.

 

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados