Tratar uma ferida é uma atividade extremamente complexa e cada caso precisa ser avaliado, para depois, ser tratado conforme as suas características e peculiaridades.
A lesões tem que ser avaliadas de acordo com suas formas, bordas, secreções, tecido de granulação, tamanho e profundidade. Feridas secas precisam ser hidratadas e os tecidos necrosados deverão sofrer o processo de desbridamento manual ou por meio de pomadas para esse fim.
As diferentes formas de realizar a assepsia da ferida também interferem no processo cicatrizacional. De preferência, as feridas deverão ser “limpas” com solução fisiológica em jato sobre a ferida em temperatura morna. As condições de hidratação e nutricionais do paciente juntamente com uma dieta adequada, contribui também para a cicatrização das feridas.
A equipe de enfermagem, nutricionista e farmacêutica da Unidade Básica de Saúde de Humaitá, no dia 20 de julho de 2022 receberam uma capacitação com a estudante de enfermagem e representante comercial da empresa Samyras, Priscila, sobre curativos, coberturas e tratamentos mais avançados para os diferentes tipos de feridas, incluindo-se as lesões por pressão.
Foram apresentados no momento, vários produtos para o tratamento e cobertura de feridas, inovações e tecnologias mais avançadas que auxiliam na melhoria e cura das lesões.
A Secretaria Municipal de Saúde está implantando no município de Humaitá o Grupo de Feridas Crônicas, com o objetivo de tratar adequadamente essas feridas, bem como, dar suporte e orientação aos pacientes e cuidadores.
Os casos de feridas crônicas, são encaminhados pelos agentes de saúde para avaliação da enfermeira do referido ESF, ou em casa, ou na Unidade de Saúde, conforme a condição do paciente. A enfermeira, dependendo da situação, poderá solicitar também a avaliação multiprofissional ou do nutricionista, do médico, da farmacêutica e até mesmo, se necessário, a do Psicólogo.
Foram adquiridos pela municipalidade os curativos industrializados, que representam um importante valor financeiro, mas que tem um ótimo custo benefício, quando avaliado o período de troca (de 5 a 7 dias ou mais), a melhora no quadro da dor e do poder cicatrizacional.
Através de fotos poderá se avaliar o tamanho da ferida e as condições de melhoria até a cicatrização completa.
Objetivos:
Resultados Esperados:
Com o acompanhamento e tratamento adequado das feridas crônicas, esperamos fornecer a cura destas feridas ou pelo menos a melhoria do seu quadro clínico, vascular, trazendo conforto e um aumento gradativo na qualidade de vida dessas pessoas.