HUMAITÁ CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE NA REGIÃO CELEIRO

A cidade de Humaitá registrou o primeiro caso confirmado de dengue do ano na região Celeiro. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, confirmou o caso na noite de sábado, 15. No momento, a situação epidemiológica de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, é de um caso já confirmado e outro suspeito no município. A orientação é que a população adote cuidados contra o mosquito.

Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas, entre outros. O perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.

Desde ontem, domingo 17, uma equipe da prefeitura percorre quarteirões da cidade passando inseticida, na tentativa de combate ao mosquito. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a ajuda da população ainda é a maior arma para vencer o Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde faz um alerta, principalmente, para caixas d’água que são usadas para recolhimento de água da chuva; e pede para que as pessoas as desativem excepcionalmente neste período.