HUMAITÁ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM VIRTUDE DA ESTIAGEM

“Prejuízos na área rural do município ultrapassam os 18 milhões de reais”
A Administração Municipal de Humaitá juntamente com os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMDEC Humaitá/RS, publicou nesta segunda-feira, dia 27 de dezembro, o Decreto Municipal nº 142/2021 que declara “Situação de Emergência” em função da intensa estiagem que assola nosso município. Este decreto entra em vigor nesta segunda-feira (27/12) e tem validade de 180 dias.
A equipe do COMDEC Humaitá reuniu-se na última semana com representantes das entidades municipais e com a Administração Municipal, a fim de fazer o levantamento completo dos danos causados pela seca. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS, Cooperativas e Secretarias Municipais, profissionais estes que desenvolveram relatórios que apresentam as perdas significativas ocorridas principalmente nas lavouras de milho, bem como milho silagem e pastagens, causando fortes impactos na agricultura e pecuária local. Os prejuízos chegam a R$18.427.533,00, incluindo os danos contabilizados nas lavouras de soja até o momento.
A falta de chuvas nos últimos dois meses gera escassez de água para consumo humano e animal, se fazendo necessária uma mobilização da Defesa Civil Municipal juntamente aos setores da Prefeitura para reabastecimento dos reservatórios nas localidades.
Solicitamos que os munícipes que enfrentam escassez de água entrem em contato pelo telefone da Defesa Civil Municipal para requerer abastecimento: (55) 9 9943-5661.