HUMAITÁ É SELECIONADO PARA RECEBER O PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL

O município de Humaitá foi selecionado pela SEFAZ-RS para receber o Projeto de Educação Fiscal: sapiência e enrolado.  Este é um projeto de incentivo à Educação Fiscal do Programa Estadual de Educação Fiscal do RS – aprendendo a ser cidadão, que escolheu 20 cidades dos 497 municípios do Rio Grande do Sul para ganhar esse projeto. A seleção ocorreu através do ótimo desempenho no Programa de Integração Tributária-PIT, que no primeiro semestre de 2022 atingiu a pontuação máxima e no segundo semestre de 2022 atingiu 98 pontos.

Nesta segunda-feira (02), no Auditório Municipal de Humaitá aconteceu a apresentação deste projeto aos alunos da APAE e do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais e Estadual, os quais, interagiram nas atividades propostas.

Na ocasião, registramos a presença do chefe da seção PIT da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios – DRCM da Receita Estadual, Décio Gardel Goecks Rauber, o qual explanou sobre diversos assuntos relacionados aos tributos, distribuição constitucional dos impostos e as notas da prova do SAERS de 2022 do município.

Também esteve presente nas atividades, Rodrigo Munari, cantor, compositor, escritor, palestrante e filósofo com mais de 30 anos de carreira na música. Formado em Filosofia pela PUCRS, recebeu 2 títulos: Láurea Acadêmica (nas formações de licenciatura e bacharelado) e o prêmio de aluno destaque por ter o maior coeficiente de notas do curso na turma. Atualmente finaliza o Mestrado em Filosofia na PUCRS e atua fortemente na educação, pois acredita na música como instrumento de transformação.

O livro “Sapiência e Enrolado” nasceu da necessidade de desenvolvimento de uma consciência social, fiscal, coletiva e cidadã nas crianças. Organização social, cidadania, solidariedade, tributos e seus benefícios para a melhoria da coletividade são alguns dos assuntos abordados.

Na obra, o Rio Precioso conta a história de dois povoados que foram se constituindo nas suas margens: Sapiência e Enrolado. Narra os erros e os acertos na construção de um lugar em que as pessoas possam viver bem, de forma justa e equilibrada.

A história possui uma versão cantada. Baseado nessa música, há um clipe de animação com os personagens do livro, para complementar o aprendizado.

Para finalizar, foi entregue 180 exemplares do livro “Sapiência e Enrolado” para ser trabalhado nas escolas do município.