Notícias

MUNICÍPIO DE HUMAITÁ É CONTEMPLADO COM A CONSTRUÇÃO DE 10 AÇUDES ESCAVADOS

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) através da Emater/RS – Ascar e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Humaitá possibilitaram a construção de 10 açudes pelo Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural.

O Objetivo do projeto é a redução do Impacto da Estiagem e Qualificação da Infraestrutura no Campo, apoiar a construção de estruturas de preservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.

Os projetos foram distribuídos no Estado de acordo com a Homologação dos Decretos de Emergência encaminhados pelos municípios que foram atingidos pela estiagem de 2019/2020, a seleção dos beneficiários se deu através inicialmente da inscrição dos interessados junto a Emater de Humaitá, posterior visita dos profissionais Técnicos da Emater e Prefeitura Municipal, seleção dos beneficiários através do Conselho Municipal da Agricultura e Pecuária.

Os Projetos Técnicos para construção de estruturas de reservação de água foram elaborados pela Emater/RS – ASCAR, pelo Eng. Agrônomo Ademir Jose Wagner, a partir do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental com memorial descritivo, planta baixa, perfil longitudinal, perfil transversal, perfil vertedouro e croqui da bacia, acompanhamento da obra, laudo de conclusão em consonância com a legislação vigente, checklist.

O Poder Público Municipal auxiliou no projeto desde a seleção das famílias, visitas de locação e acompanhamento da obra, bem como a elaboração dos laudos de fiscalização das obras através do técnico da Secretaria Municipal da Agricultura Antonio Cezar Stringhini.

Os produtores beneficiados pelos projetos em Humaitá foram os seguintes: Alberi Dos Santos Modesto, Darci Júlio Mohler, Francisco Bonifácio Jung, Gilmar Funguetto, Herton Von Heinburg, José Romeu Mallmann, Mauro Frizzo, Pedro José Kummer, Rogério Bones Cardoso, Sirio Auri Schropfer, as obras no município foram executadas pela empresa vencedora da licitação RH TERRAPLANAGEM E SERVIÇOS LTDA com sede em Ijuí, para a execução dos serviços nos 10 projetos foram gastos um total de 240 horas, com maquina giratória hidráulica, custeados com recursos do Governo do Estado.

A EMATER agradece ao Conselho Municipal da Agricultura e Pecuária de Humaitá pela colaboração e escolha dos beneficiários e também à Secretaria Municipal de Agricultura o qual teve importante participação na execução dos projetos.

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados