PREFEITURA DE HUMAITÁ DECRETA USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS PARA QUEM SAIR ÀS RUAS

Determinação começa a valer neste sábado, dia 2. Clientes devem ser impedidos de entrar nos estabelecimentos comerciais se não estiverem usando máscara

A prefeitura de Humaitá decretou o uso obrigatório de máscara de proteção para quem sair às ruas. A determinação foi publicada no final da tarde desta sexta-feira e começa a valer neste sábado, 2 de maio.

Como medida de combate e prevenção ao coronavírus, na quinta-feira uma barreira sanitária foi montada nas três entradas da cidade. Uma equipe da Secretaria de Saúde, envolvendo os agente comunitários, faz o monitoramento de quem chega ao município, coletando informações como de onde vêm, para onde vão e quantos dias devem permanecer na cidade. Só na quinta-feira foram aproximadamente 350 abordagens.

O novo decreto tornou obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e também de livre acesso como estabelecimentos comerciais e até mesmo nas ruas. Os comerciantes devem exigir o uso deste item de proteção individual dos clientes que entrarem nos estabelecimentos.

Já o estabelecimento que descumprir o decreto pode ser multado, interditado e ter a cassação do alvará de funcionamento.

Bares e lanchonetes não podem disponibilizar mesas e cadeiras ou permitir o consumo de alimentos e bebidas no local. Devem atender no modelo de tele-entrega ou retirada na porta do estabelecimento.

Há duas semanas, a prefeitura já vem distribuindo máscaras de tecido para os idosos do município. A distribuição acontece de segunda a sexta-feira no CRAS, na Vila Jardim. Mais máscaras devem ser produzidas nos próximos dias para o restante da população.

As máscaras podem ser industrializadas ou de fabricação caseira, devendo estar perfeitamente ajustadas ao rosto e cobrir nariz e boca.

Confira abaixo, na íntegra, o novo decreto:

Decreto nº 029