PREFEITURA INCENTIVA PRÁTICA ESPORTIVA E REALIZA CAMPEONATO DE CAPOEIRA

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, promoveu na sexta-feira passada, dia 13, o 1º Campeonato Interno Infantil e a 2ª Festa de Graduação. Os eventos contaram com o grupo Capoeira Mandinga de Três Passos, organizado pelo Contramestre Fly, apelido de capoeira adotado pelo professor Gabriel Lopes, e supervisão geral do Mestre Maurão, de São Paulo/SP. Junto com o campeonato de capoeira, teve uma confraternização reunindo outros grupos que frequentam as oficinas e cursos que são realizados durante o ano no CRAS.

O campeonato de capoeira aconteceu de manhã na sede do CRAS. De noite, a partir das 19h no Auditório Municipal, aconteceu a formatura para o recebimento e a troca do cordão do projeto de capoeira. A Secretária de Assistência Social, Andréia Schwade, agradeceu a presença do público e destacou a importância das atividades de capoeira na formação de jovens mais disciplinados e comprometidos com as questões culturais. Antes, na parte da manhã na sede do CRAS, ela também destacou o engajamento de todos os participantes das oficinas ministradas durante o ano.
À noite, no Auditório Municipal, o evento contou com a participação de membros da Administração Municipal e também da família dos alunos. Ao todo, 22 formandos entre crianças e adolescentes receberam o certificado e também o cordão representando seu nível na modalidade.

O projeto que oportuniza aulas de capoeira para crianças e adolescentes humaitenses começou na metade de 2018. Os alunos têm aulas toda semana às sextas-feiras, de manhã e à tarde; participam no turno inverso ao escolar.

A capoeira
É uma representação cultural reconhecida como luta de defesa pessoal ou dança. Mistura diversos elementos, entre eles: esporte, dança, música, luta e diversão.

Uma apresentação de capoeira acontece com capoeiristas em um círculo e outros dois no centro com o objetivo de derrubar o “adversário”.

No âmbito musical da capoeira, o berimbau é o instrumento mais característico, feito com pedaço de pau e arame. Na dança, a ginga é a técnica de maior importância e que ainda trabalha a coordenação motora, o equilíbrio do corpo, a flexibilidade e a liberdade de movimentos corporais.

Iniciantes na capoeira recebem o cordão verde, que simboliza a natureza. Para quem já está nos níveis mais avançados, a cor é amarela. A cada ano, os alunos participam da formatura para trocar o cordão, seguindo as cores da bandeira do Brasil. A cor é trocada de ano a ano até a formatura oficial, onde o aluno é promovido a instrutor de capoeira.

Para alcançar o nível de Mestre no esporte, é preciso no mínimo 20 anos de prática e dedicação ao legado cultural da capoeira.

Confira abaixo fotos das atividades desenvolvidas na parte da manhã, no CRAS:

Agora, veja fotos da formatura, que ocorreu à noite no Auditório Municipal: