SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM EM HUMAITÁ

No município de Humaitá, conforme levantamento realizado pela COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL – COMDEC HUMAITÁ/RS, em conjunto com Administração Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da Câmara Municipal de Vereadores, apresentou os seguintes resultados:
MILHO SILAGEM, o total de prejuízo de R$ 1.960.000,00, com área implantada de 1000 hectares, sendo atingida em sua totalidade, foi estimada uma perda de produção estimada de 20% na quantidade de massa verde produzida.
Em relação ao MILHO GRÃO, o prejuízo alcança valores em torno de R$ 5.949.999,99, com área plantada de 1.400 hectares, onde se estimou uma perda de produtividade de 58%.
PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILAIR incluindo: alho, batata doce, amendoim, batata inglesa, feijão, melancia, melão, pepino, mandioca erva-mate, manga, laranja, pêssegos, citros e hortaliças, temos em torno de 272 hectares, onde se teve perdas, em média, de 40% equivalendo a valores atualizados de R$ 3.356.487,20.
Quanto ao leite, com PASTAGENS cultivadas e nativas, sendo estimada uma área de 970 hectares, com redução de oferta de pasto aos animais, calculamos uma perda de 20%, o que equivale a R$ 700.000,00.
No Rio Grande do Sul, a situação é alarmante, a falta de chuva agrava cada vez mais o quadro ambiental e social, sendo que, na Região Celeiro 12 municípios decretaram situação de emergência.
O Governo do Estado confirmou durante a primeira reunião de 2023 do Fórum Permanente de Combate à Estiagem, que realizará um plano atualizado de enfrentamento à estiagem.