Secretaria / Agricultura e Pecuária

Secretário: WILLIAN RODRIGO STIEGEMEIER

Endereço: Avenida João Pessoa, 414 – Centro

Fone: (55) 3525 1166 / Ramal 219

e-mail: phagricultura@humaita.rs.gov.br

Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h

 

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária:

Compete entre outras atribuições:

-A execução da política de desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias do Município, especialmente no que tange as diretrizes estabelecidas pelo respectivo Conselho municipal, o qual atuará sob sua coordenação;

-Fomentar o desenvolvimento de atividades alternativas de renda, buscando melhor qualidade de vida dos agricultores e seus familiares;

-Executar obras e serviços de infraestrutura agrícola, promover serviços e ações de extensão rural, de assistência técnica especializada e de promoção do associativismo rural, desenvolver atividades, ações, projetos e programas em parcerias com organismos estaduais e federais oficiais ou privados e, juntamente com cooperativas agrícolas e empresas de fomento à produção agropecuária através da integração;

-Promover e executar cursos, seminários, palestras de capacitação e de profissionalização dos agricultores, especialmente voltados para a prática da administração da propriedade rural e à agregação de atividades econômicas alternativas junto às propriedades rurais, especialmente a produção de produtos agroecológicos;

-Atuar em conjunto com os demais órgãos do Governo Municipal, com destaque na execução das políticas educacionais, de saúde e de assistência social.

-Promover e valorizar o homem do campo.
– Fomentar o aumento da produtividade do setor agropecuário.
– Executar convênios e programas destinados a melhor atender o setor agropecuário e agroindustrial, visando o seu desenvolvimento e estimulo ao produtor para permanecer em seu meio, evitando o êxodo rural.
– Fomentar o florestamento e reflorestamento, bem como proceder a arborização dos logradouros e vias públicas.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL FISCALIZA ABATEDOURO INSTALADO NO MUNICÍPIO

A Inspeção Municipal de Humaitá, vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, funciona de forma diária nos Abatedouros de bovinos, suíno e ovinos, e ainda Granja produtora de ovos, que que são: Abatedouro Schwade, localizado na Linha Schwade, Abatedouro Pérola, localizado na Linha Paulata, que abatem os animais comercializados nos mercados do município de Humaitá. O trabalho inicia normalmente às 07h, com a inspeção das documentações e avaliação física dos animais que serão abatidos naquele dia, e ainda faz a fiscalização na Granja de Ovos Três Irmãos, localizada em Erval Grande interior do Município.

Após o abate, as carcaças dos animais passam por diversas etapas até poder se tornar adequada para consumo. O veterinário avalia toda a carcaça e também as vísceras dos animais em busca de qualquer anormalidade que possa fazer com que a mesma seja caracterizada como imprópria para consumo, sendo assim condenada. Ao fim da inspeção, essa carcaça liberada e carimbada com o Selo de Inspeção Municipal é encaminhada para as câmaras frias, onde ficarão até serem enviadas aos Mercados. O Serviço de Inspeção fiscaliza ainda a granja que produz ovos, Granja Três Irmãos.

O objetivo da inspeção é assegurar que os produtos de origem animal possuam qualidade sanitária, e que estes sejam procedentes de propriedades e estabelecimentos que cumpram todas as legislações referentes às boas práticas de fabricação e, consequentemente, não venham a apresentar nenhum risco à saúde da população. A inspeção garante que o produto que é colocado na mesa da população atenda às normas de qualidade e de higiene, desde a obtenção até o produto final.

O veterinário do Serviço de Inspeção Municipal-SIM, Wesley Wegmann reforça a importância deste serviço para a população. “Gostaria de reforçar que a inspeção de produtos de origem animal é de extrema importância para a saúde pública. É ela que assegura que aquele alimento que está sendo consumido não ofereça nenhum risco à saúde da população, e que foi obtido seguindo todas as normas de higiene. Peço que a população prefira sempre os alimentos que possuem algum selo de Inspeção, o que garante a saúde e o bem-estar de toda a sua família”.

Conforme relatório apresentado do Serviços de Inspeção, no primeiro semestre de 2021, foram abatido junto aos Abatedouros 514 bovinos, sendo 302 animais(bovinos) destinados aos mercados e 212 animais(bovinos) na prestação de serviços que é quando o produtor encaminha o seu animal para ser abatido junto ao abatedouro. Com relação aos suínos foram abatidos 356 suínos, destes 294 animais destinados aos mercados e 62 animais para prestação de serviços. Cabe ressaltar que se não existisse o Serviço de Inspeção Municipal todos estes animais estariam sendo abatidos na clandestinidade, sem a devida fiscalização.

Os riscos de consumir – Produtos de Origem Animal – sem inspeção:

Os principais riscos sanitários envolvidos com a carne, nos diferentes segmentos de sua cadeia de produção, estão relacionados basicamente com a ocorrência de doenças infectocontagiosas nos animais em suas formas clínicas e subclínicas, com a contaminação da carne por microrganismos patogênicos do gastrointestinal e de lesões sépticas e com o uso de medicamentos e outros resíduos químicos na criação animal.

Existem diversas doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos como: tuberculose, brucelose, cisticercose, teníase, listeriose, toxoplasmose, botulismo, salmoneloses e outros surtos diarreicos.

Essas doenças podem se manifestar através de uma simples indisposição ou de sintomas mais graves, como diarreia, vômito, febre e outros que exijam tratamentos específicos. Em alguns casos, podem levar a morte ou gerar sequelas permanentes.

Maiores informações do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, como construção de uma agroindústria, produção, regularização, poderá ser feito através do fones 55 3525 1166 –  ramal 219, ou no próprio local do SIM, junto ao Prédio da Assistência Social, localizado na Travessa Emílio Wendel.

 

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados