PROJETO COM OS ATINGIDOS PELO CICLONE EM HUMAITÁ

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Humaitá vem desenvolvendo o projeto para trabalhar a saúde mental das pessoas atingidas pelo ciclone. No último dia 14 de setembro às 19h30min na comunidade de Sanga Freitas, foi feito o primeiro encontro, que contou ainda com a presença da vice-prefeita, Janice Baumbach, secretária de Administração, Estela Penz, secretária de Habitação e Urbanismo e representante da Defesa Civil do município, Djulia Hammes, assistente social, Marcileia Ody, engenheira agrônoma, Suelen Seibt e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcia Weber.

Na ocasião, foi realizado uma conversa sobre diversos assuntos pertinentes, onde podemos elencar, os recursos que serão direcionados às famílias atingidas; ações da Defesa Civil que já foram realizadas e as que ainda estão em andamento para receber mais cestas básicas, kit de higiene e limpeza; realização de um projeto de replantio de mudas de árvores, onde nos próximos encontros serão entregues para realizar esse replantio de árvores que foram arrancadas/derrubadas pelo ciclone.

Entre os assuntos, também foi conversado sobre a Festa da Resiliência: comemorando colono e motorista, que será realizada no próximo dia 12, em prol dessas famílias.

Para concluir, a secretária municipal de Saúde, Fábia Bickel, conversou sobre a importância da saúde mental em momentos como esse, sobre empatia, de trabalhar a resiliência e parabenizou a todos aqueles que já vem reconstruindo e buscando retomar suas vidas.

A Administração Municipal de Humaitá se coloca à disposição de todos para buscar a rede de apoio, dentro dos diferentes setores. A Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá conta ainda, com o apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS e da Secretaria Estadual de Saúde para a realização desse projeto que terá sua continuidade no próximo mês, em data ainda a ser agendada.