Perfil do Município

PERFIL DO MUNICÍPIO

População

O município de Humaitá é constituído por povos de diversas raças, tendo em maior ênfase a etnia alemã. A maior parte da população reside na zona urbana.

A população é de 5.228 habitantes dados fornecidos pelo IBGE-2007. Destes 2.549 pertencem ao sexo masculino e 2.679 ao feminino. A densidade demográfica é de 39,26 HAB/ Km2. A média de moradores por domicílio é de 3.3.

A distribuição da população por faixa etária encontra-se abaixo relacionada, na tabela 03.

 

Evolução da População do Município de Humaitá

1970 a2007.

Ano

População

1970

11.262

1980

8.342

1991

6.030

1996

5.594

2000

5.228

2001

5.133

2002

5.067

2003

4.994

2004

4840

2005

4754

2006

4668

2007

4.923

Fonte: IBGE

A população economicamente ativa (15 a 64 anos de idade) representa 65,66% da população, ou seja, 3.673 pessoas.

A migração representa 5,88% da população sendo que 76,05 deste fluxo tiveram como destino a área urbana e as restantes, 23,5% a área rural. A origem dos migrantes na sua grande maioria (87,92%) é o estado do RS e os demais, dividem-se por outras regiões do país  sendo mais significativo os oriundos da região sul(8,72%) do total dos migrantes.

Economia

A base econômica do município é agricultura e pecuária, com predominância da primeira; caracterizam-se pela cultura de milho, soja, trigo, feijão, mandioca e outros. A capacidade de armazenagem de grãos no município é de aproximadamente 13.856 toneladas.

A agropecuária se caracterizada pelo minifúndio, sendo a área média dos estabelecimentos agropecuários de 16 hectares.

O comércio é representado  por diversos  estabelecimentos como supermercados, lojas de móveis, roupas, calçados, equipamentos.

A indústria é representada por uma fábrica de calçados  para exportação, esta gera empregos para a população de nosso município.

Estrutura Produtiva

O município de Humaitá tem sua renda baseada principalmente na agricultura e em menor proporção na pecuária leiteira, avicultura, piscicultura e suinocultura.

Os principais produtos cultivados no município são milhos, soja, trigo, frutas, verduras, hortaliças, fumo, mandioca, aveia e outros em menor escala.

O solo é de boa qualidade, o que nos permitiu o título de “maior produtividade de grãos”, a nível estadual em 1995.

A estrutura fundiária do município é predominantemente constituída por minifundiários.

Assistência Técnica

O município de Humaitá possui uma boa assistência técnica.

Os serviços disponíveis atualmente são:

 

EMATER

01 Extencionista

01 Técnico Agrícola

COOPERATIVA COTRICAMPO

01 Agrônomo

PREFEITURA MUNICIPAL

01 Técnico Agrícola

 

Indústria

Com a colaboração da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura  estão sendo desenvolvidas no interior do município micro-empresas em forma de condomínios familiares.

As olarias, marcenarias, ferrarias, serrarias e metalúrgicas funcionam em pequena escala.

Fábrica de Calçados Pospieka Thalheimer Beneficiamento de Calçado Limitada ME. ( PV Calçados )
Total de funcionários: 52

Clima

O clima do município é subtropical com temperaturas variando de 0 a 37°C, com média em torno de 18°C, com geadas de pouca intensidade. Em todo ano a precipitação pluviométrica média é de 2.300 mm por ano, sendo com menor intensidade nos meses de junho a setembro (inverno).

Hidrografia

Quanto aos aspectos hidrográficos não existe no município rios de grande porte, destacam-se o Rio Reúno na divisa com Boa Vista do Buricá, Lageado  Grande, onde se localiza a maior queda de água do município, em cujas margens há o balneáreio Cascata, o qual faz parte da rota do Yucumã, projeto turístico firmado entre Humaitá e seus municípios vizinhos. O Balneária Cascata possui um ampla estrutura para acampamentos e piquenique, conta com bar e mercado, vestiários, churrasqueira, mesas e bancos, iluminação elétrica, e várias opções de lazer e diversão.

Relevo

O município possui uma área territorial de 136,04 Km2, latitude sul de 27°34’ 04” e longitude de 53° 58 38. A altitude é de 466 metros acima do nível do mar.

O relevo do município é constituído de áreas planas levemente acidentadas e montanhosas. Os solos variam entre Santo Ângelo e Ciríaco-Charrua. O primeiro consiste em um latossolo roxo distrófico, com textura argilosa, apresentando um relevo ondulado. Tem como substrato o basalto, é um solo profundo, bem drenado, de coloração vermelho escuro, desenvolvido a partir de rochas eruptivas básicas. Possuem mais de 60% de argila e menos de 10 % de areia. Os perfis são muito homogêneos, não apresentando diferenciações nítidas  entre os horizontes. Apresenta baixa fertilidade natural e problemas de toxidez de manganês. São moderadamente susceptíveis as erosões, podendo formar voçorocas profundas. Nestas áreas predomina a sucessão de trigo, soja e milho, sendo toda área mecanizada e explorada por grandes, médios e pequenos agricultores (monocultura).

O solo ciríaco não constitui uma unidade de mapeamento simples, estando sempre associado ao solo charrua, formando a associação ciríaco-charrua. É classificado como brunizem avermelhado, raso, de textura argilosa, relevo forte ondulado e tem como substrato, o basalto.

Apresentahorizontes A e B bem desenvolvidos, profundidade mediana, 80 a 120 centímetros, moderadamente drenado, de coloração Bruno avermellhada escura.

A matéria orgânica é de média a alta no horizonte superficial, normalmente pobre em fósforo e ligeiramente ácido, sem problema de alumínio trocável no horizonte.

Na associação com o solo charrua, o ciríaco ocupa áreas menos acidentadas, nas partes inferiores do declive, enquanto a charrua encontra-se nas escarpas dos vales, ocupando a posição mais íngreme do relevo.

É muito suscetível à erosão, devido ao relevo movimentado em que ocorre.

Apresentam limitação forte ao uso de implementos agrícolas e tração mecânica, devido ao relevo, pouca profundidade e pedregosidade. Nesta área predomina a exploração agrícola em regime de pequena propriedade colonial. Em um cultivo racional, necessita práticas conservacionais intensivas e complexas. Sua melhor utilização é com culturas permanentes, reflorestamento e fruticultura, cultivo de milho, soja, mandioca e outros produtos de subsistência.

O município possui 6.664 ha de solo classe I, com terras cultiváveis, de maior valor agrícola, adaptada para o cultivo intensivo de culturas anuais exigentes em tratos culturais. Solos profundos fáceis de trabalhar sem problemas com medidas especiais, umidade, fertilidade sem limitações. Os 6.868 ha restantes classifica-se como classe II. São boas terras para o uso agrícola, que, no entanto apresentam uma ou mais limitações como à declividade, drenagem, capacidade de retenção de água, fertilidade, presença de pedras ou riscos de erosão.

O quadro natural do município de Humaitá foi modificado e transformado pelo homem, hoje no lugar de matas se vê lavouras e a cidade. Somente em alguns lugares há pequenas áreas de matas virgens.

 

Vegetação

A atual cobertura vegetal caracteriza-se pela predominância de capoeiras e áreas de reflorestamento para comercialização. A vegetação original predominante pertence à floresta subtropical do Alto Uruguai. Aparecem ainda manchas de campo nativo e como primeira fase de refloresta, mento nestes campos, o tinibé (Ateleia Clazioviana), geralmente associada ao bugre (Schinus Sp) e canela de veado (Helista Apiculada) também sendo uma precursora.

Originalmente a área de mata era de 30% aproximadamente, sendo que 38% das espécies existentes apresentavam aproveitamento econômico em função da qualidade da madeira. Atualmente a cobertura florestal foi reduzida para cerca de 3% da mata original, sendo que destes somente 10% servem ao aproveitamento econômico.

Nos núcleos de preservação ambiental podem-se encontrar espécies como: grápia, louro, angico vermelho, cedro, alecrim, canafístola, timbaúva, canjerana, erva-mate e canelas.

A utilização da madeira no município é canalizada para produção de carvão vegetal, lenha para padarias, matadouros, secadores de cereais e na indústria moveleira e de construção. Isto faz com que ocorra um déficit em relação à área reflorestada.

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados