Hoje dia 02 de setembro, a secretária municipal de Saúde, Fábia Bickel entregou ao prefeito municipal Paulo Schwade, o Plano Municipal de Saúde 2022/2025.
Sobre o Plano Municipal de Saúde (PMS):
É um documento que sistematiza o conjunto das proposições políticas do governo municipal na área de saúde, isto é, o conjunto das propostas de ação em relação aos problemas e necessidades de saúde da população do município, levando em conta os princípios e diretrizes gerais que regem a política de saúde no âmbito nacional e estadual. Desta forma, se traduz em um instrumento que apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, os quais são expressos em objetivos, diretrizes e metas.
Mais que uma exigência formal, o Plano Municipal de Saúde é a expressão da responsabilidade municipal com a saúde da população, sendo a síntese de um processo de decisão sobre o que fazer para enfrentar um conjunto de problemas.
Como foi o processo de elaboração:
Contempla uma tripla dimensão: política, técnica e econômica. Política, na medida em que a escolha entre problemas e alternativas de ação é sempre um processo que envolve princípios e valores éticos, morais, culturais e políticos, não necessariamente consensuais e muitas vezes conflitivos. Técnica, porquanto se baseia na utilização de diversas informações, conhecimento e tecnologias que permitem a identificação, descrição e análise dos problemas, bem como subsidiam a escolha de alternativas de ação frente a estes problemas. Econômica, porque inclui o balanço entre os recursos disponíveis e os recursos necessários para a execução das ações e atividades previstas.
Vale ressaltar que a elaboração deste Plano foi organizada de forma a permitir o levantamento e análise das informações disponíveis acera da situação de saúde do município, envolvendo, de forma participativa, os diversos atores sociais responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população, isto é, os dirigentes e técnicos do nível político administrativo, os profissionais e trabalhadores da saúde de saúde e os representantes do Conselho Municipal de Saúde de Humaitá/RS.
A ação conjunta dos elaboradores desse Plano requereu o uso de técnicas e instrumentos que recolheram, processaram e analisaram informações de distintas naturezas – demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas, políticas, técnicas e administrativas – orientando o processo de decisão, isto é, de análise de problemas e oportunidades de ação, subsidiando a escolha entre propostas alternativas de organização e operacionalização de ações e serviços de saúde voltados ao enfrentamento dos diversos problemas existentes no município.
O prefeito Paulo Antônio Schwade, ressaltou que participou da elaboração, levando em consideração as finanças do município, e que as ações em Saúde são uma das prioridades de sua gestão, neste primeiro ano de governo estamos trabalhando na atualização das legislações, atualizações de sistemas de informações, mas neste ano ainda daremos início a ampliação da Unidade Básica de Saúde e aquisição de uma ambulância e uma van para o transporte de saúde.
No mês de agosto contratamos a Empresa Excellence assessoria, consultoria e treinamentos LTDA, que está assessorando e treinando nossa equipe de trabalho.