VISITA AO HORTO DO MUNICÍPIO DE BOZANO

No dia 29 de setembro de 2021, última quarta-feira, o grupo de estudos de plantas bioativas do município de Humaitá, o qual é composto por membros da Secretaria Municipal de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Administração, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SINTRAF, Coletivo de Mulheres e a equipe da Emater/RS-Ascar de Humaitá, estiveram visitando o município de Bozano.

O objetivo da visita foi de conhecer a estrutura e a forma de trabalho do grupo de estudos do município, bem como, o horto de plantas bioativas e medicinais, aprofundando o conhecimento e possibilitando a troca de informações.

A ideia é de, em um futuro próximo, termos o nosso próprio horto. Para isto, precisamos de que pessoas e entidades amadureçam esta ideia de que as plantas bioativas são grandes aliadas da medicina na prevenção e cura de muitas enfermidades.

No município de Bozano, o horto de plantas bioativas e medicinais está sendo construído há alguns anos, sendo um espaço de estudo e interação entre as participantes, entidades e a comunidade em geral.

A apresentação do horto foi realizada pela equipe da Emater. Sendo que, neste espaço estão sendo cuidados e cultivados em torno de 70 espécies de plantas, sendo mantidos pela pastoral da saúde, em uma parceria entre os Agentes de Saúde de Bozano, integrantes da comunidade Nossa Senhora da Saúde e a Emater.

Este horto é considerado o mais completo e mais bem estruturado dentro do Regional da Emater/Ijuí que contempla em 44 municípios.