O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos alunos da Rede Pública de Ensino, para a melhoria da qualidade de vida e processo formativo dos mesmos. O programa dá mais atenção à saúde dos educandos e assim reduz a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde.
Tem como alvo estudantes das escolas públicas da Rede Básica de Ensino, mas se estende a toda a comunidade escolar (estudantes, professores, pais e/ou responsáveis).
As ações são inseridas nas propostas pedagógicas das escolas, são desenvolvidas tanto por profissionais da saúde quanto por profissionais da educação, e consiste nas seguintes ações:
Saúde ambiental; Promoção da atividade física; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Prevenção de violências e acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/DST; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular; Prevenção do covid nas escolas.
Além destas ações, pode ser realizada outras, com temas pertinentes a realidade escolar e necessidade do público alvo.
O alcance das atividades do PSE depende de ações cotidianas que envolvam de forma essencial saúde e educação, do compromisso dos dois setores e da abordagem nos territórios onde se encontram as unidades escolares e as equipes de atenção primária, que devem estar alinhados com as necessidades locais.
As ações do ano de 2022 iniciaram em maio, com o tema Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção de HIV/ DST, as palestras estão sendo ministradas pelas profissionais da saúde enfermeiras Aline Vogel e Tatiane Willers.
Confira abaixo alguns registros das palestras realizadas.