Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, através do sistema BI SAÚDE apresenta no ano de 2021 o melhor resultado dos últimos 10 anos na Proporção de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica – ICSAB no município de Humaitá/RS.
Uma das principais diretrizes do Governo Federal é garantir acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de Atenção Básica e da Atenção Especializada, que tem como objetivo a utilização de mecanismos que propiciem a ampliação do acesso a Atenção Básica.
A meta para os municípios é a redução de internações por causas sensíveis à Atenção Básica, conforme dados apresentados na tabela abaixo podemos visualizar que desde o ano de 2010 o melhor resultado foi no ano de 2021.
Cabe destacar, o comprometimento da equipe da saúde, que através do empenho e dedicação de cada um alcançamos metas em prol da saúde do município, buscando atender as necessidades dos pacientes.
Paulo Antônio Schwade, explicou que seu comprometimento com a saúde deve ser entendido como um sinal de que a Administração Pública está atenta aos anseios e indicações da comunidade, que hoje tem a saúde em primeiro lugar para a evolução de sua qualidade de vida.