Na última quarta-feira (28) iniciaram as aulas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no município de Humaitá. O PROERD é um programa desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil, com o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre a Policial Militar, professores, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos PROERD e adultos interessados em geral.
A Brigada Militar elegeu como série fundamental de aplicação do programa os 5º anos, por ser um período de transição da infância para a adolescência.
O programa possui 10 lições, dentre elas: Informação sobre drogas para a tomada de decisão responsável; Riscos e consequências do uso drogas; Pressão dos colegas; Lidando com situações de tensão; Bases da comunicação; Bullyng; dentre outras, finalizando com a formatura, momento em que a criança recebe um certificado de participação.
Para o desenvolvimento do PROERD serão necessários encontros semanais, no mesmo horário, com os alunos dos 5º anos, com acompanhamento do professor da turma. Cada aluno recebeu uma cartilha com todas as lições a serem desenvolvidas.
O programa será ministrado aos alunos dos 5º anos das Escolas Municipais Mário Cândido Lena, Liberato Salzano Vieira da Cunha, Fernando Ferrari e da Escola Estadual Maria Cristina. Serão 56 alunos orientados para permanecerem longe das drogas e da violência.
As Policiais Militares instrutoras do PROERD são oriundas da cidade de Três Passos e estarão semanalmente reunidas com as crianças.
A previsão da formatura está programada para novembro, ocasião em que a família, juntamente com a Escola e a Brigada Militar farão uma noite festiva, com entrega de certificados aos participantes e premiações aos alunos destaques.