Grupo de Coral do CRAS recebe novo uniforme

Na terça-feira, 30 de julho de 2019 o Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Grupo “Sempre Cantando”, recebeu através da Secretaria Municipal de Assistência Social, um novo uniforme que será utilizado nas apresentações do Grupo.

O Grupo de coral “Sempre Cantando” foi criado em 2002. Com a implantação do CRAS em 2010, o grupo passou a fazer parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tendo por objetivo promover a qualidade de vida da pessoa da melhor idade e proporcionar acesso à educação musical como terapia e lazer.
Esse projeto utiliza o ensino da música para a reativação da memória, o aumento da autoestima e por consequência, um crescimento interpessoal e afetivo.

O grupo é mantido com recursos provenientes da Secretaria de Assistência Social. Participam ativamente 32 integrantes, cuja faixa etária varia entre 65 e acima de 85 anos.

Os ensaios são realizados semanalmente, sob a regência da Professora Izabel Carli Schuster, do professor Milton Ody no violão e do professor Arno Straus no violino.

Esse trabalho resulta numa significativa evolução através da participação de todos, como também no prazer de cantar de cada integrante.
O Coral executa um repertório variado como: cantos litúrgicos, músicas folclóricas e populares brasileiras.

O Grupo Sempre Cantando realiza apresentações em português nas Solenidades Governamentais, em aberturas de Conferências, nas festividades alusivas ao dia do Colono e Motorista, nos atos cívicos da Independência do País, encontro de corais da melhor idade em nível de região e também participando de festividades fora do nosso Estado, entre outros.

Além do Grupo Sempre Cantando, há também o Grupo de Coral da etnia alemã DEUTSCHES CHORGESANG – LIEB HEIMATLAND, o qual iniciou suas atividades em 2015. Possui um total de 18 integrantes. Esse grupo de Canto alemão tem sua origem no Grupo de Canto acima citado, ou seja, os integrantes também fazem parte do grupo Sempre Cantando e, contam com uma grande iniciativa de caráter musical. São entoados cantos exclusivamente germânicos onde são acompanhados com a mesma regência do professor Milton Ody e do professor Arno Straus. Os ensaios são realizados no mesmo horário do grupo português.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o CRAS, agradecem a Coordenadora do Grupo, a Professora Izabel Carli Schuster, bem como os músicos Milton e Arno, e todos os componentes do Grupo de Coral do CRAS “Sempre Cantando” e Grupo de Coral da etnia alemã “DEUTSCHES CHORGESANG – LIEB HEIMATLAND”.  Agradecemos também ao Ateliê Exata Humaitá, pela belíssima confecção dos novos uniformes entregues ao grupo.

“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos” (Cora Coralina)