Administração Municipal, Secretaria da Agricultura e Pecuária e Secretaria do Meio Ambiente de Humaitá, promoveram reunião com empresa Maxbem para debater sobre Apicultura.

No dia de ontem (19/01/2021), a Secretaria da Agricultura de Humaitá representada pelo seu secretário Willian Stiegemeier, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente representada pela secretária Jone Joseli Baungartner e demais servidores, juntamente com a Administração Pública representada pelo prefeito Paulo Schwade, vice-prefeita Janice Baumbach e vereadores Maria Jurema Schneider, Anita Ludwig, Djenifer Kipper e Aline Reinher, presidente da associação dos apicultores Sr. Arnildo Schoulten e demais apicultores e agricultores do município estiveram reunidos na câmara de vereadores junto com autoridades do município de Três Passos, e demais órgãos como Emater, Cresol, Sicredi, Sindicato dos Produtores Rurais, Rádio Alto Uruguai 106.1FM, para participarem de uma palestra ministrada pela MaxBem – Agronegócios.

A MaxBem é uma empresa filiada ao grupo Alibem, que está iniciando no mercado e pretende ter sua fábrica para industrialização do mel pronta até outubro deste ano na cidade de Porto Mauá. A fábrica contará com 3.270m² e com o investimento total de R$ 22 milhões. Na presente reunião, a empresa supracitada foi representada pelos empreendedores Juscelino Gonçalves e Samuel Gonçalves. A ideia de desenvolver esse beneficiamento e industrialização do mel surge da possibilidade de promover uma atividade econômica nas matas da região, sem qualquer prejuízo ou agressão ao meio ambiente. Além disso, existe excelente disponibilidade de água em rios e açudes, o que é fundamental para a produção das abelhas. Com isso, a região se torna um ponto logístico estratégico para o projeto.

Nesta fase do projeto, a empresa está trabalhando na apresentação e divulgação desta ideia junto aos mais de 50 municípios da região, aos quais, a empresa MaxBem pretende ser parceira na compra de todo o mel produzido.

Atualmente, o Rio Grande do Sul encontra-se com sua produção de mel estagnada em cerca de 6.200 toneladas anuais, o que por muitos anos liderou esse setor, hoje vem perdendo espaço para estados como Paraná, São Paulo, Piauí e Minas Gerais.

A Administração Municipal de Humaitá, agradece a visita de Juscelino e Samuel, assim como, a presença de todos os munícipes presentes.