Notícias

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Estamos enfrentando a pandemia do Covid-19, e ao mesmo tempo precisamos voltar os esforços para a contenção da transmissão da dengue, que também é preocupante, onde o nosso município atualmente conta com 1 caso confirmado, sendo que este já está curado, e 2 casos suspeitos aguardando análise laboratorial.

Desta forma, durante a semana foi realizado um trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com serviço de fumacê com Bomba Ultra Baixo Volume (UBV). A pulverização com o fumacê, é uma estratégia de combater o mosquito, sendo realizada no quarteirão onde houve suspeito e os quarteirões ao redor. Sempre observando cinco quarteirões ou um raio de 150 metros ao redor do infectado.

O inseticida utilizado é o Cielo ULV, composto por imidacloprido e praletrina. Os princípios ativos do Cielo ULV já vem pronto para uso em fumacê, que após a pulverização, fica no ar até 30 minutos, e pelas superfícies por várias semanas.

Tendo em vista que o inseticida age apenas na fase adulta do mosquito, e principalmente nas fêmeas, pois são as transmissoras das doenças, cabe ressaltar, que é necessária uma aplicação criteriosa do veneno, visto que outras espécies podem ser atingidas. Por isso, é de suma importância realizar o controle na fase larval, ou seja, eliminar os criadouros que acumulam água, com ações conjuntas.

A Vigilância da Saúde de Controle das Endemias de Humaitá, alerta à comunidade para que mesmo em tempos de pandemia do Covid-19, não nos esquecemos de ter os demais cuidados e limpeza de nossos jardins, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água, visto que, a forma mais eficaz de prevenção da dengue é impedindo seu nascimento. A Dengue é uma doença que pode matar e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, é de todos.

Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados