Na última quarta-feira, dia 04 de dezembro a secretária de Administração, Estela Penz e a consultora em Saúde, Dieike Franciane de Bona, se reuniram com uma especialista em saúde para discutir questões relacionadas ao repasse de recursos destinados ao Hospital ADESCO. A reunião teve como foco o repasse financeiro proveniente da Portaria nº 750 de 2023, destinado ao hospital, cuja liberação foi impactada pela falta de planta aprovada.
De acordo com as informações, o hospital enfrentou um atraso no repasse dos recursos devido à ausência da planta, requisito essencial para o processo.
No entanto, após a realização e aprovação da planta pela Vigilância Sanitária da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a situação foi regularizada. A documentação necessária foi encaminhada para a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e o pagamento dos recursos deve ocorrer nos próximos meses.
Além disso, a consultoria jurídica que assiste o hospital, representada pelo escritório de advocacia Dressler, informou que irá solicitar ao Fórum de Crissiumal uma liminar para contestar as negativas relacionadas ao repasse. Essas negativas, que impedem a liberação de recursos federais, são consequência de pendências deixadas pela gestão anterior do hospital, complicando o processo de emissão das negativas federais.
O valor a ser repassado ao Hospital ADESCO será de R$ 603.442,10, com a regularização e liberação dos recursos está em andamento, com expectativa de que a situação seja resolvida nos próximos meses.
A medida visa garantir que o hospital continue a oferecer atendimento de qualidade à comunidade, com a devida regularização dos repasses financeiros.