O América de Sanga Freitas conquistou o título da Copa Humaitá, categoria veterano. O segundo jogo da final foi disputado na tarde de sábado, dia 26, na localidade de Boa Esperança. A conquista aconteceu na casa do adversário, o Juventude Avante, após vitória por 2 a 0.
Na partida de ida, as equipes haviam empatado em 2 a 2 na casa do América, em Sanga Freitas. Dois anos depois, o América dá o troco no Juventude após ter perdido o título da mesma competição, dentro de seus domínios. Em 2017, América e Juventude Avante também haviam decidido a Copa Humaitá, categoria veterano.
Campeão e vice receberam troféus e medalhas. Também foram premiados os goleadores, goleiro menos vazado e equipe mais disciplinada. Quatro atletas empataram na artilharia: Adilson e Marcos Mohr do América; Luizinho do Olarias e Tiago do Juventude, todos com quatro gols marcados. O goleiro menos vazado foi Airton, do Juventude, com sete gols sofridos. O troféu disciplina foi entregue para o Alvorada de Lajeado Alvorada.
A competição foi organizada pela Administração Municipal por meio do Conselho Municipal de Desporto (CMD).