HUMAITÁ RECEBE RECURSOS DA DEFESA CIVIL PARA MINIMIZAR EFEITOS DA ESTIAGEM

Depois de decretar Situação de Emergência em função da estiagem e ter o Decreto Municipal nº 142/2021 reconhecido pelo Governo Federal, Humaitá está recebendo recursos da Defesa Civil, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), para minimizar os efeitos da seca no município.

Através da portaria nº 972 de 31 de março de 2022, publicada no Diário Oficial da União, foi autorizado o empenho e a transferência de recursos ao município de Humaitá, no valor de R$ 122.667,60. A liberação do recurso foi oficializada na tarde de hoje pela Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Djulia Hammes, junto ao prefeito municipal, Paulo Antônio Schwade e a vice-prefeita, Janice Baumbach.

Conforme Plano de Trabalho encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional e cronograma aprovado, os recursos liberados serão destinados à aquisição de cestas básicas e combustível para abastecimento dos veículos e equipamentos utilizados no transporte de água. A aquisição dos kits é imprescindível para o auxílio às famílias da zona rural diretamente afetadas pela estiagem, que tiveram suas atividades agrícolas e sua subsistência comprometidas devido aos efeitos da seca. O combustível é destinado ao abastecimento de veículos e ao funcionamento das moto bombas de dois viniliq pipa (reservatório de água móvel), ambos utilizados na distribuição de água potável para consumo humano.

A Administração Municipal de Humaitá agradece o empenho da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC de Humaitá no desenvolvimento do plano de trabalho destinado à aquisição deste recurso, tão importante para minimizar as ações da estiagem em nosso município.