A ouvidoria é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações do cidadão quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.
Tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
Na Secretaria de Saúde de Humaitá a Ouvidoria do SUS se situa junto a farmácia do Posto de Saúde, sendo responsável pelo serviço a farmacêutica Fernanda Rotilli, que atende pessoalmente, pelo telefone 55 3525-1190 ou pelo e-mail: ouvidoriasaude@humaita.rs.gov.br.
O cidadão ainda pode se pronunciar em relação ao SUS, através do telefone da Ouvidoria Estadual SES/RS, 0800 645 0644, WhatsApp 51 98405-4165 e e-mail: ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br.
Pelo Ministério da Saúde o tele atendimento ocorre pelo telefone 136.
É importante frisar, que em ambas as fontes, o sigilo é garantido.