MUNICÍPIO DE HUMAITÁ APÓS 07 ANOS SUPERA AS METAS DE COLETA DE EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU).

O Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá, comemora os resultados obtidos com exames PAPANICOLAU ofertados na Unidade Básica de Saúde, que ultrapassou as respectivas metas estabelecidas pelo Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Por meio do Papanicolau, comumente conhecido como “exame de lâmina”, é possível a identificação de lesões precursoras do câncer de colo do útero. Se elas não forem tratadas adequadamente, podem evoluir num período de cerca de 10 anos para um câncer invasor.

Apesar da importância, nem todas as mulheres sentem-se à vontade para a realização do exame. Boas estratégias devem ser usadas para atraí-las aos consultórios. E nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde tem muito a festejar, com a superação da meta na Unidade de Saúde e com a parceria dos profissionais, essencial para a conquista.

É justamente a mistura da parceria e engajamento, que é atribuído o sucesso na UBS. Lá, todos os funcionários tinham em comum o propósito de atrair as mulheres para o exame de lâmina.  Ainda, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Fábia Inês Bickel, além do pacto entre os profissionais para motivar as pacientes e informá-las sobre os riscos do câncer de colo de útero, os agentes de saúde também deram uma grande contribuição. “Os agentes realizavam busca ativa, ou seja, iam de casa em casa à procura de mulheres que não tivessem feito o Papanicolau”, complementa.

O apoio do prefeito municipal, Paulo Antônio Schwade, na liberação de recursos para as realizações das ações, foram fundamentais para o sucesso da Campanha Outubro Rosa, que além de contar com a participação do comércio e entidades foi distribuído guarda-chuva para cada mulher que realizou o exame.

Quanto à expectativa para o ano de 2022, Janice Baumbach, vice-prefeita, afirma que “a tendência é novamente a superação da meta. As mulheres que fizeram o exame em 2021 voltarão neste ano. Além disso, elas serão multiplicadoras, ao falar para amigas e conhecidas da importância do exame Papanicolau”, destacou.

Fábia Inês Bickel, secretária de Saúde, relata que esse ano, para atingir 100% das metas, é necessário 468 mulheres realizar o exame, e nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 já foram realizados 56 exames. Neste ano (2022) a Gestão realizou processo licitatório para aquisição de uma linda sacola para presentear todas as mulheres que realizar a coleta.