O Conselho Municipal do Combate a Dengue alerta sobre o risco da proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI em Humaitá.
O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya, zíka e da febre amarela urbana.
Como já é do conhecimento da população a tão temida dengue a qual foi diagnosticada em vários municípios vizinhos e o risco do problema alastrar-se até o nosso município é preocupante e devemos estar em constante alerta.
Por tanto solicitamos a importância da população para que continuem eliminando os reservatórios de água da chuva e limpando os terrenos baldios, bem como os demais criadouros do mosquito.
Convém informar a comunidade Humaitense que a partir da data de 02 de abril de 2019, foi criada a lei MUNICIPAL Nº 2884/2019 que dispõe sobre a criação de Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito AEDES AEGYPTI. Antes da criação da lei em novembro de 2018 tínhamos uma infestação de 17.8 e em fevereiro de 2019 uma infestação de 12.8. Após a criação das Leis e a colaboração da comunidade conseguimos baixar o índice em maio de 2019 para 3.9 e em agosto baixamos para o índice ideal 0.7.
Solicitamos a importância de não voltarmos a utilizar os reservatórios de acumulo de água por determinado período, pois foi constatado que é um dos principais responsáveis para a proliferação do mosquito.
Sendo assim nos próximos dias serão emitidos notificações para os que não estão adequados a lei, sendo que será estabelecido prazo de 48 horas para se adequar.
O não cumprimento da lei estabelece as seguintes multas:
I – para as infrações leves: 45 URM. 252.90 Reais
II – para as infrações medias: 55 URM. 309.10 Reais
III – para as infrações graves: 65 URM. 365.30 Reais
Agradecemos a todos pela colaboração desde o inicio e pedimos que continuem colaborando pois o verão está apenas começando e a dengue está do nosso lado, mesmo no período de inverno foi registrado um caso no município vizinho de Campo Novo.