O QUE É, COMO FUNCIONA E DADOS DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE HUMAITÁ.

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM é um setor vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Humaitá.

O objetivo do Serviço de Inspeção Municipal é garantir a saúde pública, a proteção do Meio Ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal a serem produzidos.

Atualmente, o SIM de Humaitá inspeciona/fiscaliza:

– Abatedouro localizado na Linha Schwade (Abatedouro Schwade), que produz carcaças e meias carcaças de carnes dos principais animais de açougue (bovinos, suínos e ovinos).

– Abatedouro e unidade de beneficiamento de produtos cárneos localizado na Linha Paulata (Abatedouro Pérola), que produz carcaças e meias carcaças de carne dos principais animais de açougue (bovinos, suínos e ovinos) e na outra parte da indústria, beneficia Salame, Salsichão, Torresmo, Banha, Morcilha, Charque.

– Granja avícola localizado na Linha Erval Grande (Granja Três Irmãos), que produz ovos.

O Serviço de Inspeção inicia-se sempre às 6h45min da manhã, quando o médico veterinário avalia o ante-mortem, que é uma avaliação visual dos animais na mangueira que devem apresentar-se de pé, caminhando, ativos, sem nenhum machucado ou doença visivelmente aparente; é neste momento também que o SIM confere as Guias de Trânsito (GTA) de cada animal. Após essa avaliação, o abate é iniciado e começa a avaliação post-mortem de todas as carcaças e órgãos/vísceras. Somente serão carimbadas com o selo do SIM e liberadas para o consumo, as carcaças e vísceras que não apresentarem nenhuma doença ou anomalia.

As chamadas zoonoses (doenças transmitidas entre homens e animais) e a contaminação das carnes somente poderão ser identificadas e descartadas/condenadas mediante a inspeção de um médico veterinário capacitado. Ambas podem provocar uma série de prejuízos à saúde dos consumidores, entre estes estão doenças como: tuberculose, brucelose, cisticercose, teníase, listeriose, toxoplasmose, botulismo, salmonelose, entre outras infecções e intoxicações alimentares, cujos sinais variam de diarreias, dores abdominais, febre, abortos e até mesmo demência, confusão mental e óbito.

O médico veterinário do SIM, Wesley Wegmann, reforça que “a inspeção dos produtos de origem animal é de extrema importância para a saúde pública, pois é ela que assegura que aquele alimento que está sendo consumido não ofereça nenhum risco à saúde da população e que foi obtido seguindo todas as normas de higiene. Peço que a população prefira sempre os alimentos que possuem algum tipo de selo de inspeção, o que garante a saúde e bem-estar de toda sua família.”

Segundo dados apresentados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Humaitá, no primeiro semestre de 2021, foram abatidos em território municipal um total de 514 bovinos, sendo que destes, 302 foram destinados aos açougues e mercados municipais e 212 foram destinados para consumo próprio dos produtores. Com relação aos suínos, foram abatidos 356 no total, destes 294 foram destinados aos açougues e mercados municipais e 62 foram destinados para consumo do próprio produtor.

Maiores informações referente ao Serviço de Inspeção Municipal, ou sobre construção/regularização de agroindústrias pode ser feito através do telefone 3525 1166 – ramal 219 ou junto a sede do SIM, que está localizado junto do prédio da assistência social, localizado na travessa Emílio Wendel, ou ainda, na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.