PLANO PLURIANUAL 2022/2025

A Administração Municipal de Humaitá entre os dias 20 e 31 de maio de 2021 disponibilizou no site e na página do facebook do município, bem como, na Prefeitura Municipal, um formulário para a população participar da construção do Plano Plurianual 2022/2025, que é realizado no primeiro ano de mandato e é um planejamento para determinar as diretrizes, metas, prioridades e investimentos a serem realizados nos próximos 4 anos no município.

A Administração Municipal agradece todos que contribuíram com suas opiniões, ajudando a estabelecer as prioridades em cada área de atuação. Desta forma, estamos disponibilizando um breve resumo das sugestões encaminhadas.

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da EDUCAÇÃO:

1-Cursos técnicos locais, capacitação do professores para maior vinculo e didática em sala de aula com os alunos.

2-Promover formações continuadas, capacitações para os educadores e agentes educacionais

3-Sempre priorizar a Primeira Infância e a Educação Infantil pois ambas são a base da construção do adulto. Promovendo capacitação voltada ao desenvolvimento infantil.

4-Melhorar a segurança, controlar quem entra e quem sai da escola todos os dias

5-Investimento na aquisição de livros novos para a Biblioteca Pública Municipal. Melhoria na estrutura das quadras de esportes, possibilitar de forma imediata as aulas online quando não for possível aula presencial.

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da SAÚDE

1-Tenho como sugestão contratação de mais psicólogos para atendimento clinico, pois nosso município tem muitas demandas e a psicóloga atual acaba sobrecarregando-se, com mais profissionais pode-se atender um público muito maior e dando mais atenção aos casos e também estar realizando grupos.

2-Alterar a administração hospitalar…propiciar a humanização, o respeito e os direitos do usuário. Estimular e divulgar um canal de ouvidoria do sus no município

3-Consulta pública para mudar a administração hospitalar. Trazer mais médicos e enfermeiros para o hospital repassar mais serviços da atenção básica para o hospital: como realização de curativos, suturas, atendimentos de emergência…manter um médico 24 horas neste estabelecimento. Faz um rodízio de um profissional 24 horas no estabelecimento. Formalizar parceria com o município de Sede Nova. Reativar o raio x.

4-Administração municipal tem que participar da diretoria hospitalar. Posto de saúde deve andar de mãos dadas com o hospital para elevar a saúde dos munícipes. Medicamentos, queixa constante dos pacientes.

5-Maior fiscalização em relação as medidas de proteção a pandemia (uso de máscaras, aglomerações).

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da CULTURA

1-Resgate da História de Humaitá, por exemplo realizar uma compilação dos trabalhos já realizados sobre a História do Município.

2-Dar mais ênfase na história do município e como ele vem progredindo, claro se houver alguma progressão.

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da ASSISTÊNCIA SOCIAL

1-Ativar o serviço de assistência social, fraco e pouco colaborativo nas questões levantadas pela saúde. Cesta básicas para quem precisa, roupas, para pessoas. Ficar atento às famílias com vulnerabilidade social. Disponibilizar um assistente social para a saúde. Realizar troca de informações entre os diferentes setores. Criar uma planilha para as diferentes instituições com levantamento de demandas e resolução das demandas (referência e contra referência) Vamos trabalhar em prol do município!!!

2-Falar mais da assistência social para a comunidade, por exemplo esclarecer qual é a função e em quais situações devo contatar a assistência social

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da SEGURANÇA PÚBLICA

1-Câmaras de monitoramento para evitar a depredação do patrimônio público. Contratar seguranças para escolas, e hospital e ruas.

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área do ESPORTE E LAZER

1-Incentivar ao desporto através de torneios de voleibol, futebol quadra e de campo e outros, incentivo à CMD para a realização de campeonatos, incentivos as escolinhas de futebol e outras que estimulem o esporte. CICLOVIAS?

2-Quadras de esportes disponíveis a população com possibilidade de prática de outros esportes além de futebol, como voleibol, basquetebol, etc. Melhoria da praça central com novos e modernos brinquedos. A praça da Escola Maria Cristina está em situação lamentável. Por que não fazer uma verdadeira área de lazer entre as duas escolas?

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

1-Propiciar dentro do município e em parceria com a Emater e ambulatório de Saúde Mental a criação de hortos medicinais, horta comunitária e viveiro de mudas (temos um espaço maravilhoso no colegião) incentivo aos produtores de leite e suínos. Patrulha agrícola? Incentivar a piscicultura e incentivar o consumo de peixe, leite legumes produzidos pela nossa gente é nossos agricultores. Estimular a agricultura familiar e e a agroindústria

Sugestão do que podemos fazer para melhorar a área da HABITAÇÃO E URBANISMO

1-Melhoramento na praça, calçadas irregulares, pinturas, flores e árvores. Caminhodromo? Casas para a população mais carente, iluminação pública e monitoramento por câmeras para as ruas. Recapeamento do asfalto da cidade e procurar parcerias para recapeamento total da RS sentido três Passos e parceria com o município de Sede Nova para asfaltamento entre as duas cidades. Terminar o asfalto até o cemitério municipal.