Na sessão do último dia 18 de dezembro a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia dos Santos Souza fez a leitura do Relatório Quantitativo das Ações e Serviços realizados pela Política Municipal de Assistência Social.

PERÍODO: 2023

A PREFEITURA MUNICIPAL DE HUMAITÁ/RS, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CRAS, no âmbito da Política Municipal de Assistência Social, executou no ano de 2023, até o momento, as seguintes ações e serviços aos usuários desta política, relacionados a seguir:

ATENDIMENTOS GERAIS

– Foram atendidos 3.564 usuários até o momento;

– Foram realizadas 182 visitas domiciliares.

– No Setor Cadastro Único, foram atendidas 278 famílias para inclusão e atualização do Cadastro Único e Programas Sociais do Governo Federal.

– Concedeu-se às famílias, através dos Benefícios Eventuais:

86 Cestas Básicas;

05 Auxílio Natalidade;

05 Auxílio Funeral.

– Concedeu-se também, a quantidade de 50 cestas básicas às famílias, através do Programa Supera estiagem, do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à fome, do Governo Estadual.

– Realizou-se trabalho intersetorial, envolvendo a saúde, educação, habitação, PIM – Programa Primeira Infância Melhor e Conselho Tutelar.

– Atendimento, acolhimento e acompanhamento, juntamente com a Defesa Civil, às famílias atingidas pelo Ciclone. Também, foram efetuadas doações para a Defesa Civil de Santo Ângelo, Sede Nova e Bom Progresso.

Através dos serviços ofertados pelo CRAS – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, foram atendidas crianças, adolescentes, mulheres e idosos, dos seguintes grupos:

– Grupo de Jiu-Jitsu: 30 crianças/adolescentes, com encontros semanais;

– Grupo “Criança/adolescente feliz”: 12 crianças/adolescentes, com encontros semanais, com oficina de artesanato, entre outras atividades.

– Grupo “Ação e Cidadania”:15 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, com encontros quinzenais, oficina de artesanato, entre outras atividades;

– Grupo de idosos de Canto Coral “Sempre Cantando”: 25 idosos, com encontros semanais.

–  Grupo de idosos “Viva a Vida”: 60 idosos, com encontros mensais, com atividades recreativas, almoço, lazer, música, dança, jogos de carta, jogos de bolãozinho, entre outras atividades.

– Grupo “Sorrindo para a Vida”: 30 mulheres, atividades realizadas em parceria com a EMATER/ASCAR e Associação do Bairro Operário, com encontros mensais.

Através dos serviços ofertados pelo CRAS: Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com Deficiência e Idosos e Programa de Atendimento de Atenção Integral à Família – PAIF, realizou-se o atendimento e o acompanhamento familiar de 105 famílias (famílias em situação de vulnerabilidade social de renda, do precário ou não acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos sociais e de pertencimento ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social).

Foram atendidas demandas provindas do Ministério Público: Promotoria de Justiça, e do Poder Judiciário: Fórum, da comarca de Crissiumal/RS, e também , da Delegacia de Polícia Civil, Brigada Militar e Patrulha Maria da Penha, entre elas:

– 22 Medidas Protetivas – Lei Maria da Penha, através de atendimentos grupais, com encontros semanais/quinzenais, junto ao CRAS;

– 16 idosos, referente à violação de direitos à Pessoa Idosa;

– 6 Crianças/Adolescentes, referente à violação de direitos da criança e do adolescente.

– Acompanhamento de 15 usuários (idosos e pessoa com deficiência), institucionalizados mediante processo judicial.

ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS:

– 63 usuários, dentre esses, para acesso a documentação Básica, bem como, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, regularização de documentos de estrangeiro junto à Polícia Federal de Santo Ângelo/RS, entre outros benefícios junto ao Sistema “Meu INSS”, como o BPC, Auxílio doença, entre outros.

–    54 transportes de usuários para perícias judiciais, junto ao INSS.

– 30 Carteiras para Pessoa Idosa, para viagens rodoviárias Intermunicipais e Interestaduais.

–    07 Cartões de Estacionamento, para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência.

–   07 Carteiras de Passe Livre para Pessoas com Deficiência.

• Participação em reuniões periódicas dos CONSELHOS DE DIREITOS VINCULADOS À SECRETARIA:

– Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS;

– Conselho Municipal do Idoso – CMI;

– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

• Capacitação da Equipe Multidisciplinar: 20 capacitações efetuadas.

CAMPANHAS REALIZADAS:

Maio Laranja – 18 de Maio – Combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

– Junho Violeta:  15 de junho – Dia Mundial da Conscientização da Violência conta a Pessoa Idosa. Tem por objetivo de sensibilizar, mobilizar e conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa.

– Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

– Campanha do Agasalho (janeiro a dezembro): foram atendidas 260 famílias.

• Em parceria com a saúde:

Outubro Rosa – prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio.

EVENTOS REALIZADOS:

– Dia da Mulher: 08 de março.

– Páscoa da Criança: abril.

– Dia das Mães: maio.

– Festa Junina do CRAS: junho

– Encontro Regional de Corais da Terceira Idade: outubro.

– Dia da Criança – grupos do CRAS: outubro

– Semana/Dia Municipal do Idoso: 20 de outubro.

– Natal da Criança: dezembro.