Informamos a população que estamos em surto devido ao aumento do número de casos de dengue em nosso município. A situação é gravíssima por isso precisamos a colaboração de todos, nos cuidados contra a dengue. Precisamos nos conscientizar para acabar com o mosquito Aedes Aegypti, realizando a limpeza do nosso pátio, terreno, limpeza de calhas, evitar água parada em qualquer recipiente que possa servir de criadouro do mosquito e evitar o acúmulo de lixos. Os entulhos e lixos devem ser colocados na rua para serem recolhidos e não nos fundos do terreno.
Salientamos que a Equipe de Vigilância Epidemiológica, juntamente com os Agentes de Saúde continuam fazendo o trabalho de verificação dos possíveis criadouros e locais de infestação pelo mosquito e a orientação dos cuidados com a dengue nos domicílios e também o fumacê. Infelizmente este trabalho não está sendo o suficiente para eliminação do mosquito e também da doença. Por isso é tão importante a conscientização e colaboração de cada um de nós na eliminação dos focos. Esta é única forma de acabar com a dengue, para que juntos possamos evitar ainda mais casos da doença e preservar a saúde dos nossos munícipes.
Informamos também, que a Administração Municipal elaborou o Decreto nº 007/2024, onde fica decretado que as caixas de água e cisternas que recolhem água da chuva sejam desativadas por um período de 60 dias. Nas piscinas deve ser realizado o tratamento à base de cloro. Caso contrário serão tomadas medidas cabíveis.
Ressaltamos que é muito importante o uso de repelente constantemente, para evitar o contagio. Principalmente para quem já teve a doença para evitar a reinfecção que torna os efeitos da dengue cada vez mais graves. Conforme boletim desta quarta-feira (27), estamos com 77 casos positivos, 23 casos descartados e 53 casos suspeitos de dengue sob investigação. É importante saber que para cada caso positivo confirmado tem-se mais 3 casos positivos assintomáticos que não estão sendo identificados.
Pedimos para que as pessoas procurem atendimento médico nos serviços de saúde do município para identificação e notificação da doença e o tratamento. Dessa forma evita -se o agravamento da doença e a possível evolução para o óbito.